Notícias
GOVERNANÇA EFICIENTE É BASE SÓLIDA PARA AS CIDADES INTELIGENTES
Gestão de desempenho contribui para a melhoria da gestão municipal e o alcance de bons resultados à população
A Governança é geralmente tratada como um tema secundário entre os eixos que englobam uma Cidade Inteligente. É muito difícil que os mecanismos de liderança, estratégia e controle utilizados por uma prefeitura para avaliar, direcionar e monitorar a sua gestão e políticas públicas recebam a mesma atenção ou investimentos, por exemplo, do que áreas como as de Meio Ambiente e de Tecnologia, as quais têm maior apelo junto à sociedade.
Para a mudança deste cenário, a gestão do desempenho pode ser uma importante ferramenta dos líderes do setor público. O processo sistemático para aprimorar a performance organizacional por meio do desenvolvimento de indivíduos e equipes – na definição de Armstrong (2009) – é fundamental para a entrega de melhores serviços ao cidadão.
Há 10 anos, quando o conceito de smart city ainda era pouco difundido no Brasil, adotamos em Santos um sistema de avaliação de desempenho e remuneração variável aos servidores públicos municipais, vinculado ao cumprimento de metas e indicadores, chamado de Participação Direta nos Resultados (PDR). Desde então, vem sendo aprimorado e auxilia a Administração Municipal para a sua maior eficiência.